Memorização e Empatia

Quando se fala em memorização pensamos em aplicações específicas das técnicas de memorização: num vestibular, em provas na faculdade e em concursos públicos. E de fato estas são excelentes oportunidades para aplicar técnicas mnemônicas de memorização. E como já frisamos aqui, ouvir é uma parte importantíssima no processo de memorização é tomar fator Genius para melhorar a memória, e hoje vamos falar especificamente dos mais importantes interlocutores no processo de aprendizado: os professores.

Fator genius
Educação e comprometimento nas escolas – Fator genius

Conheço gente que desistiu de uma formação acadêmica por causa de um professor. Então, hoje vamos falar de três elementos que interferem na comunicação entre pessoas: ethos, pathos e logos.

Ethos refere-se à credibilidade pessoal de quem está falando. Pathos são as emoções que quem fala está transmitindo. Logos é a lógica, a parte racional e objetiva da mensagem. Quando uma pessoa nos fala recebemos essas três coisas e estamos sendo influenciados por ela. Então, precisamos saber o que fazer para usar Fator Genius e nos aproveitar dos aspectos positivos.

Supondo que o nosso interlocutor seja um professor reproduzimos abaixo um esquema para você memorizar e se dar bem no processo de aprendizado independente de que fala:

  • Professor frio e sem emoção (pathos baixo) e você não se identifica com o professor (ethos baixo):se possível procure se preparar antes da aula e vá para a classe com perguntas que o ajudem a entender melhor o assunto abordado. Após as aulas confira suas anotações e compare-as com o livro e com as dos colegas.
  • Professor frio e sem emoção (pathos baixo) mas você mesmo assim se identifica com o professor (ethos alto): nesse caso apenas procure anotar para captar o máximo possível de cada aula. Apenas cuide para evitar que comece a achar as aulas monótonas. Para isso anotar é fundamental.
  • Professor emotivo e entusiasmado (pathos alto) e você não se identifica com o professor (ethos baixo): nesse caso você precisa manter a calma e evitar que suas emoções o levem a se irritar com o professor. Trabalhe para encontrar em tudo o que está sendo dito conteúdo objetivo que sirva para o seu aprendizado. Evite se deixar levar pelas emoções do professor e procure perceber os fatos no que está sendo dito.
  • Professor emotivo e entusiasmado (pathos alto) mas você mesmo assim se identifica com o professor (ethos alto): cuidado nesse caso. Ou a aula se transformará numa palestra motivacional. Você se sentirá podendo tudo. Mas, na hora da prova não lembrará de nada.

Faça anotações dos fatos. Depois faça exercícios que requeiram respostas do conteúdo abordado. Você tem que saber as respostas. Do contrário estará se deixando levar pelo entusiasmo da aula e não está aprendendo.

Como podemos perceber a memorização exige que nos comuniquemos. E nem sempre o nosso interlocutor favorece que aprendamos. Nesse caso, temos que usar a empatia para descobrir as falhas da comunicação, aprender os fatos e memorizar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *